Praia da Vitória
Informação
A cidade é rica em história, monumentos e tradições, tendo sido uma das primeiras povoações da Ilha, começado o seu povoamento entre 1456 e 1474. A agricultura, pecuária e o seu Porto de acesso fácil foram os grandes motes de desenvolvimento da região ao longo dos tempos, tendo sido mesmo um dos principais entrepostos comerciais do Arquipélago nas diversas rotas marítimas transcontinentais.
Anteriormente designada apenas de “Praia”, ganhou o topónimo de Vitória em 1829 quando resistiu à armada Miguelista com 21 embarcações, tomando o partido dos Liberais, mesmo com muito menos forças armadas, abrindo caminho a que a Ilha Terceira se tornasse a principal base dos Liberais, contra os Absolutistas.
O seu franco desenvolvimento foi, no entanto, travado por algumas catástrofes naturais, nomeadamente a chamada Caída da Praia, grandes sismos que causaram forte destruição.
A construção de um novo e pujante porto marítimo e do novo aeroporto militar, no século XX, dotam a cidade de novo fôlego e riqueza.
Vale a pena passear pelo seu bonito centro histórico, de ruas tradicionais e calcetadas, e arquitectura típica.
Praia da Vitória orgulha-se dos seus monumentos, de onde se destacam a bela Igreja Matriz do século XV, o Forte de Santa Catarina, a bela Igreja do Senhor Santo Cristo (século XVI), as Ermidas de Nossa Senhora dos Remédios, de São Salvador e de São Lázaro, o bonito edifício dos Paços do Concelho ou a interessante Casa da Alfandega. Igualmente digno de relevo é a Casa Museu de Vitorino Nemésio, onde nasceu o poeta, um belo edifício do século XVII.
A rodear a cidade, a bela Serra do Cume oferece paisagens de grande beleza natural, podendo ser também avistada do Miradouro do Facho, de onde se tem um belo panorama sobre a fantástica cidade de Praia da Vitória.