8.7

O rio Douro é o segundo maior rio de Portugal, com um comprimento total de 927 quilómetros desde a nascente, na Serra de Urbión, em Espanha, até à cidade do Porto.

Em território português, este rio tem 210 quilómetros de comprimento, e é navegável ao longo de todo esse percurso.

Foi este rio, em tempos muito estreito e perigoso, que trouxe prosperidade à região, visto que era através dele que se fazia o transporte do Vinho do Porto.

A região do Douro é uma região de temperaturas extremas... Se no Verão facilmente se atingem temperaturas acima dos 40º C nas zonas de vale, também no Inverno, nos locais mais montanhosos facilmente se registam temperaturas negativas.

A melhor época do ano, para visitar o Douro, é sem dúvida na Primavera ou no final do Verão. O final do Verão coincide com a época das vindimas, que ano após ano enche o Douro de uma magia única.

Numa qualquer varanda de uma casa brasonada, num hotel ou pousada, ou a bordo de um cruzeiro que percorra o rio, contemplar o Douro é viver e conservar na memória a magia e o mistério de uma região inesquecível.

De carro ou de combóio serpenteando junto à margem, a bordo de um cruzeiro, de balão, percorrer o Douro é conhecer o seu artesanato e saborear a sua gastronomia.

Um rio inesquecível e uma região única !!!

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!