8.5

A Roliça é uma freguesia rural do Centro do País, a mais antiga do concelho do Bombarral, a que pertence, sendo conhecida por se ter travado nos seus domínios a célebre Batalha da Roliça, que marcou o início do fim do domínio napoleónico na Península Ibérica.

Achados arqueológicos demonstram que já desde há cerca de 50.000 anos, o Homem de Neanderthal aqui se estabeleceu. A civilização Romana também aqui deixou a sua marca, nomeadamente no saber agrícola, mantendo a Roliça o seu cariz rural, auxiliado pela fertilidade dos solos e pela proximidade do oceano.

A Roliça alberga nos seu território pitorescas aldeias e lugares, marcadamente rurais, como Baraçais, Azambujeira dos Carros, Columbeira, São Mamede, Boavista ou Delgada.

Compreende também um interessante património, destacando-se a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Purificação e Capela de São Lourenço do século XVI ou a Capela do Espírito Santo, também conhecida por Capela dos Gorjões por ter sido pertença da família Gorjão Henriques, datando de meados do século XVI.

Bem próximo, no Monte do Picoto, homenageia-se com um cruzeiro os que aqui tombaram na Batalha da Roliça.


A Batalha da Roliça…
A Batalha da Roliça foi travada a 17 de Agosto de 1808 entre as tropas Francesas do general Delaborde e as tropas luso-britânicas de Athur Wellesly e Bernardino Freire, sendo esta a primeira batalha da chamada Guerra Peninsular.
A Primeira Invasão francesa teve início a partir do dia 27 de Outubro de 1807, com assinatura do Tratado de Fontainebleau, onde Napoleão, imperador Francês desde 1804 e o Rei Espanhol Carlos IV reafirmavam a aliança entre os dois Países, comprometendo-se também a partilhar os territórios conquistados. Estava aberto o caminho para as tropas francesas.
A 6 de Agosto de 1808 uma força expedicionária Inglesa, aliada de Portugal, sob o comando do general Wellesley, desembarcava na baía de Buarcos, na Figueira da Foz, tentando rumar a Lisboa.
As tropas Francesas, sob o comando do general Delaborde, confrontam então nesta Batalha as forças Inglesas, saindo derrotadas, retirando-se para Torres Vedras, onde se reuniram às tropas do general Junot.

A vitória da Batalha da Roliça abriu caminho para que quatro dias depois com a Batalha do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, se desse a machadada final nas invasões francesas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!