Ruínas do Convento Dominicano de Nossa Senhora das Neves

6.9

Situado no topo da lindíssima Serra de Montejunto, no concelho do Cadaval, ficam situadas estas duas estruturas de grande interesse Patrimonial: a Ermida de Nossa Senhora das Neves do século XIII, e o que resta do possível primeiro Convento Dominicano do País, construído no século XII.

O convento encontra-se hoje em dia em Ruínas, mas possibilita uma boa observação sobre o modo de vida dos Frades Dominicanos na vida conventual medieval, tendo a Capela sido por ele construída em devoção a Nossa Senhora das Neves. A Capela, construída no século XIII, foi muito alterada a partir do século XVI, apresentando no interior interessantes altares com azulejaria do século XVII.

Bem perto estão situadas as ruínas da Real Fábrica do Gelo, classificadas como Monumento Nacional. Aqui, no século XVIII, os monges sabiamente aproveitaram as condições climatéricas e geológicas e abriram grandes tanques ligados por estreitas passagens, constituindo uma parte para a produção do gelo e a outra para a sua preparação, armazenamento e conservação. O gelo era posteriormente transportado para Lisboa, para abastecimento da corte e dos cafés.

O convento Dominicano, dado a sua localização inóspita, foi entretanto abandonado, instalando-se os frades num outro Convento, em Santarém.

Anualmente em Agosto, celebra-se a Romaria de Nossa Senhora das Neves, atraindo muitos fiéis e visitantes.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!