7.8

Sabrosa é uma simpática vila do norte de Portugal, sede de concelho, situada na fantástica região demarcada do Vinho do Porto, conhecida por ser o berço do navegador do século XV, Fernão de Magalhães.

De ocupação humana bem antiga, a região deslumbra com a sua beleza natural, albergando vestígios arqueológicos que datam desde o período neolítico, como Antas e Dólmenes, ou Castros habitados desde a Idade do Ferro, posteriormente romanizados, como o Castro da Sancha. Igualmente dignas de referência são as sepulturas paleocristãs escavadas nas rochas que são visíveis por toda a região, datadas da Idade Média.

De feição mormente rural, Sabrosa desenvolveu-se sobretudo a partir do século XVIII com o fomento da industria vinhateira na região e a consequente criação da região demarcada do Douro. Desse período datam os diversos solares e casas senhoriais, construídos com o nobre granito da região, demonstrando a força económica que os solos férteis de da região de Sabrosa promoveram aos grandes senhores da produção vinícola. São exemplo o Solar da família Barros Lobo, que alberga hoje a Câmara Municipal, a Casa dos Canavarros, a da Comba, a do Navegador, a do Largo com as belas janelas manuelinas, entre tantas outras.

Para além das paisagens deslumbrantes da região, vale também a pena conhecer mais do Património construído de Sabrosa, com destaque para a Igreja Matriz em estilo barroco datada do século XVIII, construída no local da anterior Capela de Fernão de Magalhães , albergando um valioso espólio de Arte Sacra.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!