Sabrosa

Vila Real

guia para visitar o concelho

Sabrosa

Sabrosa é uma simpática vila do norte de Portugal, sede de concelho, situada na fantástica região demarcada do Vinho do Porto, conhecida por ser o berço do navegador do século XV, Fernão de Magalhães.

De ocupação humana bem antiga, a região deslumbra com a sua beleza natural, albergando vestígios arqueológicos que datam desde o período neolítico, como Antas e Dólmenes, ou Castros habitados desde a Idade do Ferro, posteriormente romanizados, como o Castro da Sancha. Igualmente dignas de referência são as sepulturas paleocristãs escavadas nas rochas que são visíveis por toda a região, datadas da Idade Média.

De feição mormente rural, Sabrosa desenvolveu-se sobretudo a partir do século XVIII com o fomento da industria vinhateira na região e a consequente criação da região demarcada do Douro. Desse período datam os diversos solares e casas senhoriais, construídos com o nobre granito da região, demonstrando a força económica que os solos férteis de da região de Sabrosa promoveram aos grandes senhores da produção vinícola. São exemplo o Solar da família Barros Lobo, que alberga hoje a Câmara Municipal, a Casa dos Canavarros, a da Comba, a do Navegador, a do Largo com as belas janelas manuelinas, entre tantas outras.

Para além das paisagens deslumbrantes da região, vale também a pena conhecer mais do Património construído de Sabrosa, com destaque para a Igreja Matriz em estilo barroco datada do século XVIII, construída no local da anterior Capela de Fernão de Magalhães , albergando um valioso espólio de Arte Sacra.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Sabrosa, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma