9.0

Aldeia serrana, situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, o Sabugueiro detém o título de aldeia mais alta de Portugal, estando situada a 1200 metros de altitude.

De origens bem antigas, a aldeia formou-se a partir de um aglomerado de abrigos provisórios de pastores que aqui encontravam belas pastagens para os seus rebanhos, num local abençoado pela natureza, com uma beleza única.
Aqui encontram-se magníficas quedas de água, paisagens surpreendentes e uma típica vegetação serrana que lhe confere cores únicas.
A aldeia é composta por casas rurais, simples, graníticas, típicas da região, albergando um museu etnográfico com vista a preservar a tradição ainda forte nestas paragens, por um forno comunitário, símbolo de outros tempos, e pela bonita Igreja Matriz.

O Sabugueiro é identificado como centro de turismo serrano, local de passagem e paragem dos visitantes da imponente Serra da Estrela, mormente dos que rumam em direcção à Torre, e este crescente turístico tem possibilitando a preservação e ascensão dos produtos e artesanato local, com destaque para o famoso queijo da serra, o presunto e enchidos, o mel, as mantas, os tapetes de lã de ovelha, não esquecendo os famosos cães da serra que passeiam vagarosamente pelas ruas da aldeia, que é também conhecida por ser um dos principais locais de criação desta fabulosa raça canina.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!