Seia

Guarda

guia para visitar o concelho

Seia

Seia é uma cidade serrana, sede de concelho, da região Centro do País, conhecida por ser uma das entradas para o magnífico Parque Natural da Serra da Estrela, localizando-se na área do seu município o ponto mais elevado de Portugal Continental: a Torre a 1993 metros de altitude.

Seia apresenta uma bem antiga ocupação humana, pensando-se que poderá ter sido formada há cerca de 2400 pelos Túrdulos, mas muitos outros povos aqui habitaram, como Romanos e Árabes. Foi em 1055 que Fernando Magno a conquistou e terá erguido o Castelo, importante durante os conturbados períodos de combates entre Mouros e Cristãos, e Portugal e Espanha.
Vários autores concordam que a região estava abandonada e deserta no ano de 1132, sendo que o Rei D. Afonso Henriques a mandou reconstruir e povoar.

Seia está rodeada de uma natureza poderosa que maravilha quem a contempla, no alto da célebre Serra da Estrela, tão rica e conhecida pela sua crescente indústria turística, nomeadamente as pistas de esqui aí existentes que proporcionam a prática de desportos de Inverno e estão hoje apoiadas pelas mais variadas infra-estruturas turísticas.

Para além de toda a magia da Serra da Estrela, a cidade de Seia apresenta também um rico património, destacando-se as bonitas Igrejas Matriz e a da Misericórdia do século XVIII , as Capelas do Santo Cristo do Calvário (século XVI), a da Senhora do Espinheiro, a de Nossa Senhora de LaSalete e a de São Pedro, bem como o Pelourinho da cidade e as muitas casas senhoriais presentes na região, símbolos do poderio económico que a agricultura, pastorícia e as tradicionais indústrias de lanifícios vêm originando, como são exemplo o Solar dos Botelhos, o de Santa Rita e o actual edifício dos Paços do Concelho do século XVIII: a Casa das Obras.

Seia é hoje uma cidade desenvolvida, mas orgulhosa das suas ancestrais tradições, encontrando-se os mais diversos pratos típicos de Gastronomia Serrana, peças artesanais feitas com os produtos tradicionais da região, como a cestaria e os lanifícios, e os produtos mais típicos da Serra da Estrela, como o muito apreciado Queijo da Serra, o mel, ou os enchidos de qualidade.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Explorar Seia

sugestões para visitar no concelho

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Seia onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Seia, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma