9.3

Sandomil é uma lindíssima aldeia pertencente ao concelho de Seia, na região Centro do País, na imensa Serra da Estrela, banhada pelo cristalino Rio Alva, que aquiesce à aldeia uma beleza única.

A paisagem rural de Sandomil é o maior Património da aldeia, com moinhos de água, azenhas bem na margem do rio e a fantástica praia fluvial de águas luzidias.
Por entre estas ruas serranas de calmaria e paz de espírito, destacam-se ainda a Ponte Romana, o antigo edifício dos Paços do Concelho, hoje uma Casa Brasonada, a Igreja Paroquial com a sua curiosa Torre inclinada, a granítica Capela de S. Sebastião e a de S. João Baptista,

A aldeia conserva muitas tradições vindas já de tempos antigos, sendo celebradas com afinco as Festividades Populares, como por alturas do Natal, Carvanal, Santos Populares, São Martinho e toda a Páscoa e Quaresma.


A Lenda de Sandomil
No tempo das invasões Romanas, as tropas invasoras foram sucessivamente derrotadas pela bravura dos Hermínios, comandados por Viriato, nos contrafortes da Serra da Estrela.
Numa das investidas para conquista das terras ribeirinhas das margens do Alva, ao se aproximarem de Sandomil, não contaram com a bravura dos seus habitantes que lhes conferiram uma tremenda derrota.
Em retirada, os Romanos debateram se deveriam ou não voltar à carga, dizendo uns para os outros que não valeria a pena, pois contra tais defensores, “nem sendo mil” (“Sandomil”) os venceriam.


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!