9.6

São Roque do Pico é uma bonita vila, sede de concelho, localizada na bonita costa norte da fantástica Ilha do Pico, no verdejante Arquipélago dos Açores.

Esta é uma região de grande beleza natural, caracterizada pelas suas cores e ambiente, com o escuro dos solos e rochas vulcânicos, popularmente apelidadas de “mistérios” marcadas por grandes extensões de lava negra esponjosa, a contrastar deliciosamente com o verde profuso da vegetação e coloridas plantas.

São Roque do Pico denota uma antiga tradição Baleeira, ainda respirada nas suas típicas ruas, que enfrentam orgulhosas o vasto Oceano Atlântico. Esta tradição provirá do século XVIII, quando chegaram os Americanos que induziram à caça ao cachalote, actividade essa que veio a ser um dos principais sustentos de São Roque do Pico e da própria Ilha, a par da produção dos mais variados produtos derivados de cetáceos.
Desde os primeiros tempos de colonização, e da aprendizagem de cultivo neste tipo de solos vulcânicos, que a agricultura marca o dia-a-dia das populações, visível em tantos legados patrimoniais de grande encanto.

A vila orgulha-se do seu rico património, destacando-se monumentos como a bela Igreja Matriz do século XVIII, ou o Convento e Igreja de São Pedro de Alcântara, também do século XVIII, num opulento estilo Barroco de onde se têm belos panoramas sobre a localidade.
Marca incontornável no Património da vila, está o Museu da Antiga Fábrica das Armações Baleeiras, um espaço de grande interesse sobre a caça à baleia e a utilização e fabricação de produtos seus derivados.

São Roque do Pico deleita com a sua beleza natural, como é visível nas Lagoas do Capitão, do Caiado e na do Paúl, ou o bonito Jardim Municipal, entre tantos outros locais que encantam quem os contempla, mostrando a força e magia da natureza que brindou este Arquipélago.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!