8.0

Sernancelhe é uma bonita vila da região Norte do País, sede de concelho, na margem direita do Rio Távora, numa região montanhosa, senhora de paisagens idílicas e de uma arquitectura rural e medieval granítica de grande beleza e valor, conhecida pela sua feição agrícola e pela produção de castanhas.

Sernancelhe conta com uma antiga ocupação humana, existindo alguns vestígios de ocupação pré-histórica, tendo sido local escolhido por Romanos e Árabes, reconquistada pelos Cristãos no século XI.

Por toda a região encontram-se casas senhoriais e apalaçadas, como o barroco Solar dos Carvalhos, a Casa do Paço ou Casa da Loba, a Casa dos Condes da Lapa e Barões de Moçâmedes ou a Casa da Comenda da Malta, denotando a importância agrícola e comercial da área, que produz afamados vinhos, castanhas e batatas.

Em Sernancelhe destaca-se a Românica Igreja Matriz do século XII, o mais significativo monumento da vila, o bonito Pelourinho de 1554 e o que resta do Castelo de origens bem antigas e reconstruído pela Ordem de Malta, que marcou a história da região.

Nos arredores merecem destaque os lugares de Vila da Ponte, Macieira, Sarzeda, Fonte da Arcada e Lapa com o seu afamado Santuário localizado em plena Serra, onde tem lugar uma das maiores romarias do País.

O artesanato da região é conhecido pelos bonitos trabalhos em granito e latoaria, sendo igualmente Sernancelhe famosa pela boa mesa, com destaque para o salpicão e chouriça, presunto, bola de carne e a típica sopa de castanha.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!