7.3

Vila Cova de Alva é uma lindíssima aldeia Serrana, pertencente ao concelho de Arganil, no Centro do País, banhada pelo fantástico Rio alva, aos pés da verdejante Serra do Açor, conjugando história com uma paisagem fenomenal.

Este é um local de perfeita paz de espírito com as águas cristalinas do rio Alva a correrem livremente, com a paisagem sempre caracterizada por ele e os seus moinhos e azenhas, e amplas várzeas.

Os férteis terrenos da região possibilitaram, ao longo dos séculos, um desenvolvimento agrícola e económico eficaz, como se pode constatar pelo antigo edifício dos Paços do Concelho e Cadeia, conhecida por Casa da Praça do século XVII, mas na região encontram-se muitas outras casas senhoriais e mesmo pequenos palacetes, como o Solar Abreu Mesquita do século XIX ou o magnífico Solar dos Condes da Guarda.

Vila Cova de Alva orgulha-se do seu rico património, nomeadamente da sua Igreja Paroquial, edificada em 1712 e implantada no local de um templo anterior e as Igrejas Matriz, da Misericórdia e a do Convento de Santo António. O Convento de Santo António é hoje em dia propriedade particular, estando visitável ao público somente a Igreja, e é um dos mais importantes patrimónios da região, datando o início da construção de 1713.

O Pelourinho de Vila Cova de Alva data do século XVI, em estilo Manuelino, e salta à vista, conjuntamente com outros edifícios, como a granítica Ponte do século XVIII, as Capelas de São João do Alqueidão ou o Fontanário de São Sebastião.


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!