Torre da Comarca ou da Cadeia

0.0

Implantada na malha urbana do Centro Histórico da Vila, a Torre Municipal, também conhecida por Torre da Cadeia, foi declarada Imóvel de Interesse Público em 1982. Construída em 1506, esta torre de morfologia estilística gótica, caso único conhecido na região, possui uma planta quadrangular, sendo coroada com uma fiada de merlões chanfrados assentes em murete.

Sobre a porta encontra-se aposta uma lápide com o nome dos responsáveis e a data de construção da torre: «Na Era de 1506 anos se faz esta obra sendo juízes D. Diogo da Aguda e Garcia Rodrigues e, vereadores Gonçalo Moniz e Afonso Estevão, e procurador Pedro Rodrigues, valendo o pão e o vinho a setenta réis”. Este Monumento singular, feito em alvenaria e cantaria de granito perpetua a forte tradição municipalista do Concelho, vincando a determinação dos «Homens Bons do Concelho» numa época em que o poder senhorial se queria sobrepor ao da Assembleia do Povo.

Em 1994 foi restaurada e operada a sua refuncionalização, tendo sido reconvertida em miradouro do qual se pode observar uma magnifica vista da Vila e de toda a zona envolvente.

( O Guia da Cidade agradece à Câmara de Figueiró dos Vinhos o fornecimento de conteúdos desta página )


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!