7.7

Velas é uma bonita vila, sede de concelho, localizada na costa sul da bonita Ilha de São Jorge, Arquipélago dos Açores, ao longo de uma e verdejante enseada, dona de paisagens naturais e humanas de grande beleza.
Velas é provavelmente a mais antiga das povoações da Ilha de São Jorge, mantendo ainda hoje a sua faceta pacata e rural de tempos mais antigos, que maravilha quem a visita.

Num ambiente rural e piscatório, Velas oferece um agradável património do qual muito se orgulha, destacando-se a Igreja de São Jorge, também conhecida por Matriz das Velas, datada do século XVII, o Forte de Nossa Senhora da Conceição das Velas, edificado em 1644, o Forte de Nossa Senhora do Pilar, ou o bonito Portão do Mar, parte integrante das muralhas defensivas da vila, que funcionava como um dos portões de acesso ao Mar, construído entre 1797 e 1799. Igualmente interessante é o Museu de Arte Sacra sito na Igreja Matriz, com ricas peças litúrgicas e religiosas.

Vale a pena um passeio nas ruas tranquilas de Velas, passando pelo Jardim da Praça da República, que proporciona agradáveis momentos de lazer, frente ao bonito edifício dos Paços do Concelho, datado de 1719, ou pelo antigo Largo do Mercado, hoje em dia o Largo João Inácio de Sousa, onde se pode admirar a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia.

Toda a envolvente natural demonstra a grande beleza da Ilha de São Jorge, conhecida pelas suas Fajãs, que permitem belos panoramas

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!