Castelo de Póvoa de Lanhoso

Póvoa do Lanhoso - Póvoa de Lanhoso

Informação

Edificado num maciço rochoso do Monte do Pilar, a sua construção não se deve à vontade de nenhum rei, com é comum, mas sim ao arcebispo de Braga, por volta de 1071, para defesa da sede episcopal.

 

Este local já tinha ocupação humana desde o período calcolítico e também os romanos o dotaram de uma fortificação, o castelo do arcebispo terá sido melhorado no reinado de D. Afonso Henriques, passando a ter Torre de Menagem.

 

A este castelo estão ligados alguns episódios dramáticos, um deles refere que D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, terá sido desterrada para este castelo após a batalha de S. Mamede, outro conta que anos mais tarde, o alcaide do castelo suspeitando da infidelidade da esposa, lançou fogo à alcáçova, com a esposa e criados lá dentro.

 

Já no início do século XVIII, um comerciante do porto, obtém autorização para utilizar as pedras do castelo na construção de uma réplica do Santuário do Bom Jesus de Braga, desaparecendo desta forma as muralhas, para surgir o Santuário de Nossa Senhora do Pilar.

 

O castelo está classificado como Monumento Nacional, tem vindo a beneficiar de obras de reconstrução e restauro, mantendo-se como principal testemunho do passado, a Torre de Menagem.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.7Bom27 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma