Cerca de 700 árvores plantadas em cinco escolas do concelho

Almada
Almada

Informação

Há novas árvores nas escolas do concelho. Plantadas por alunos, professores, assistentes operacionais, monitores, voluntários da Brigada do Mar e Mundo Novo, e trabalhadores da Câmara Municipal de Almada, as 681 árvores tornaram mais verdes as seguintes escolas:

· Escola Básica Elias Garcia

· Escola Básica Santa Maria

· Escola Básica Cataventos da Paz

· Escola Básica n.º 1 da Trafaria

· Escola Secundária Fernão Mendes Pinto 

Também na Escola Secundária Prof. Ruy Luís Gomes, na Escola Secundária Cacilhas-Tejo e na Escola Básica Vila Nova da Caparica serão plantadas árvores durante o mês de maio. 

Com o mote Plantar já… educando pelo caminho o projeto #MãosàObra está estruturado em três eixos essenciais- Ações de plantação em recintos escolares

- Programa Ações+LES, um conjunto de ações de capacitação, para docente e não docentes, orientado para o desenvolvimento da literacia ecológica e social

- Website dedicado, que funcionará como ecossistema virtual e lugar de encontro desta comunidade de aprendizagem. 

O projeto de educação-ação #MãosàObra desenvolve-se a partir do Sextas-feiras pelo Futuro…Mãos à Obra, lançado pela Câmara Municipal de Almada a 29 de novembro de 2019 (dia da 4.ª Greve Climática Global), e tem como objetivo promover a literacia ecológica e social de alunos e professores e a melhoria dos ecossistemas do concelho, adaptando-se às condicionantes impostas pela pandemia da Covid-19.

Até junho de 2021, toda a comunidade escolar estará envolvida em diversas ações experimentais, afirmando o concelho de Almada como um laboratório vivo de literacia ecológica e social.

Esta etapa culminará em setembro/outubro de 2021 com o Seminário #JuntosPeloFuturo#MãosàObra, uma proposta para se pensar a Educ-Ação ecológica e social de forma integrada e cada vez mais participada... porque o nosso futuro na Terra é uma responsabilidade de todos.

A comunidade educativa do concelho de Almada surge assim como um EcoLab. Todos juntos num caminho de eco mudanças, em que cada um à sua medida e à sua maneira, (e)co-desenvolve ferramentas e recursos para uma educação mais inclusiva e sustentável.

Leia Também

publicado 10/05/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma