Lisboa no caminho da neutralidade carbónica

Lisboa
Lisboa

Informação

Quando se assinalam 5 anos do Acordo de Paris, as cidades reafirmam o compromisso com a neutralidade carbónica até 2050, no evento digital Fórum Zero Carbone, que decorreu em Paris.

Lisboa foi uma das cidades presentes, no debate “A ação das cidades, 5 anos após a COP21”. 

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, afirmou que o maior desafio de Lisboa prende-se com a mobilidade. O objetivo é reduzir a circulação automóvel no centro da cidade, reforço da frota elétrica, aumentar em 40% a oferta de transporte público rodoviário na área metropolitana e ter ciclovias que liguem toda a cidade, para que sete em cada dez viagens passem a ser feitas em transportes públicos e modos ativos.

Outro objetivo passa pela instalação de painéis solares em 27% dos telhados com melhor potencial solar e continuação da aposta em mais espaços verdes e pedonais.

Lisboa associou-se ainda a várias cidades da Europa, e na noite de 12 de dezembro o edifício dos Paços do Concelho iluminou-se de verde, assinalando simbolicamente os 5 anos do COP21.

Todo este trabalho tem vindo a ser desenvolvido neste anos, com especial incidência em 2020, ano em que Lisboa é Capital Verde, e irá continuar, com ações que procuram levar Lisboa aos objetivos europeus e mundiais de redução da pegada carbónica e de mitigação das alterações climáticas, que a todos afetam, cada vez mais, a cada dia que passa. 

Leia Também

publicado 14/12/2020

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma