No próximo dia 3 de outubro, o Feitoria, em Lisboa, recebe um jantar vínico exclusivo. À criatividade do chef André Cruz e ao talento do sommelier premiado Pedro Escoto, junta-se o empresário de restauração e sommelier Pablo Jesús Rivero, eleito melhor sommelier do mundo em 2024, pelo seu trabalho no restaurante Don Julio, em Buenos Aires. Este jantar é feito em parceria com o Congresso de Cozinha - que decorre em Oeiras de 5 a 6 - numa experiência intimista que celebra a gastronomia e o vinho ao mais alto nível.
O restaurante Feitoria, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, e distinguido com uma Estrela Michelin, recebe um jantar vínico único com o sommelier Pablo Jesús Rivero, reconhecido com o prémio “Beronia World's Best Sommelier” em 2024, e fundador do Don Julio. Este icónico restaurante, situado em Buenos Aires, Argentina, conquistou recentemente o 10º lugar na lista “The World’s 50 Best Restaurants” e foi eleito nº 1 na “Latin America’s 50 Best Restaurants 2024”, somando ainda uma Estrela Michelin e uma Estrela Verde. Numa noite intimista, o Feitoria abre as portas a uma experiência irrepetível que junta o talento e a hospitalidade de Pablo Rivero, a criatividade do chef executivo André Cruz e o conhecimento do sommelier residente Pedro Escoto, num encontro que une Portugal e Argentina.
Pablo Rivero estará em Portugal no âmbito do Congresso de Cozinha 2025, organizado por Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto, que este ano decorrerá nos dias 5 e 6 de outubro, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, sob o mote “Uma Só Saúde”. Tanto Pablo Rivero como André Cruz são oradores no Congresso, evento que é parceiro deste encontro singular na capital. O jantar será um momento de partilha e diálogo entre cozinhas e culturas, onde a autenticidade do produto português se cruza com a tradição da hospitalidade argentina que o Don Julio representa.
O menu foi concebido pelo chef André Cruz, que desenhou seis momentos que exaltam ingredientes nacionais de excelência, reinterpretados com técnica e criatividade, mas mantendo uma ligação direta à memória e ao território. Da frescura do camarão do Algarve à intensidade do tártaro de boi minhoto com camarão alistado e atum, passando pela “Grãozada” de bacalhau, pela delicadeza da dourada de mar com arroz de perceves e molho de Bulhão Pato, até ao cordeiro assado com legumes biológicos da Vivid Farms e às notas doces da sericaia, pastel de nata e amêndoas de Escalhão, cada prato foi pensado como parte de uma narrativa coerente e emotiva, onde se homenageia a essência da cozinha portuguesa e a ligação do chef ao território.
A harmonização vínica será conduzida por Pablo Rivero e Pedro Escoto, sommelier do Feitoria recentemente distinguido como Melhor Jovem Sommelier de Portugal no Concurso Jovem Sommelier da Chaîne des Rôtisseurs Portugal, numa proposta ousada e sem precedentes. Pablo trará consigo vinhos raros da Argentina, escolhidos pela sua singularidade e carácter inesperado, enquanto Pedro fará o contraponto com três referências portuguesas igualmente surpreendentes, vindas de regiões como os Açores, Colares ou Madeira. Esta conjugação resultará num diálogo vínico inovador, que procura desafiar convenções e oferecer novas perspetivas sobre a forma como a gastronomia e o vinho podem dialogar entre si. Ricardo Silva, também da equipa de sala do Feitoria, juntará a sua experiência ao serviço, reforçando a arte de bem receber que caracteriza a identidade da casa.
Entre os vinhos que compõem esta noite, destacam-se rótulos verdadeiramente únicos, como o Etchart Partida Limitada Torrontés 1992, de Cafayate, Salta, o Viúva Gomes 1969, de Colares, ou o D’Oliveiras Boal 1992, da Madeira, em sintonia com expressões contemporâneas e vibrantes como o Matías Michelini Vortex 2022, do Valle de Uco, ou a ousadia atlântica da Azores Wine Company.
Este jantar vínico insere-se no ciclo de experiências vínicas do Feitoria, que tem vindo a reunir grandes nomes da gastronomia e referências nacionais e internacionais do mundo do vinho. Reconhecido pelo seu percurso de excelência, o restaurante lisboeta soma uma Estrela Michelin, dois Sóis Repsol, integra guias de prestígio como La Liste e 50 Best Discovery e foi eleito melhor restaurante português na lista dos Top Restaurants Europe 2025 da OAD (Opinionated About Dining).
MENU
Aperitivo
Filipa Pato & William Wouters ‘Nossa Solera’, NV
Camarão do Algarve, helófitas e laranja
Piedra Líquida Sorela NV – El Peral, Tupungato, Valle de Uco, Mendoza
Pão de fermentação natural, manteiga de vaca e ovelha e azeite biológico do Douro
Tártaro de boi minhoto, camarão alistado e atum
Azores Wine Company ‘Canada do Monte’, Açores
“Grãozada” de bacalhau
Etchart Partida Limitada Torrontés 1992, Cafayate, Salta
Dourada de mar, arroz de perceves e molho de Bulhão Pato
Viúva Gomes 1969, Colares
Cordeiro assado, legumes biológicos da Vivid Farms e jus de vinho Madeira
Matías Michelini Vortex 2022 San Pablo, Tunuyán, Valle de Uco, Mendoza
Sericaia, gelado de ervas endémicas e moscatel
Papo de Anjo
D’Oliveiras Boal 1992, Madeira
Pastel de nata
Amêndoas de Escalhão
Reservas: Online: www.restaurantefeitoria.com