Alandroal

Évora

guia para visitar o concelho

Alandroal

A pacata vila do Alandroal, sede de concelho, ergue-se orgulhosa a 341 metros de altitude, em pleno Alentejo. 

A presença humana na região data de tempos bem antigos, como o comprovam diversos monumentos megalíticos que ao longo dos tempos têm sido encontrados e preservados, como o povoado fortificado de Castelo Velho, o Menir da Pedra Alçada, o Santuário Rupestre da Rocha da Mina, ou mesmo a Villa Romana de Castelinhos. 

As suas ruas de casario branco foram-se desenvolvendo em volta do Castelo, dominado pela Torre de Menagem, albergando no interior das suas muralhas a bela Igreja Matriz do século XVI. Fora das muralhas a património arquitectónico continua a deleitar, com a bonita Fonte Monumental do século XVII e XVIII, o central Pelourinho, a Igreja da Misericórdia e todo o ambiente calmo, pacato e tipicamente Alentejano que o Alandroal oferece.

Terra de tradições e costumes, mantém no artesanato uma das suas características muito próprias, com trabalhos de cortiça, madeira, pele e chifre, tradicionalmente feitos pelos pastores para uso doméstico, hoje em dia ameaçados pela industrialização e uso do plástico. 

A Gastronomia é também um dos pontos fortes da região, com o Pão a ser o rei da mesa, com diversos pratos como ensopado, migas, açorda ou sopas.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Alandroal, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma