Quantcast

Calheta

Ilha da Madeira

guia para visitar o concelho

Calheta

A Calheta é uma encantadora vila, sede de concelho, situada entre o Sul e o extremo Oeste da fantástica Ilha da Madeira, sendo famosa pela sua posição estratégica e pelos férteis solos que produzem o muito apreciado Vinho da Madeira e as famosas Bananas Madeirenses.

O topónimo da vila provém dos tempos de colonização da Ilha, por volta de 1420, quando nestes locais mais a sul, devido à facilidade de acessos, foram estabelecidos postos de cobrança, denominados de “calhetas”, sobre os direitos dos bens que a ilha fornecia, como o açúcar, as importantes madeiras, entre outros.

Hoje em dia uma região muito desenvolvida, a Calheta ainda mantém a sua importância e faceta agrícola e piscatória, aproveitando o melhor que os solos e o rico mar oferecem, embora pela região se tenham desenvolvido ao longo dos tempos várias industrias, muitos serviços e, claro, um franco crescimento Turístico.

Vale a pena aproveitar o muito que a vila tem para oferecer, como a Manuelina Igreja Matriz do Espírito Santo, que possui um tabernáculo de ébano e prata que lhe foi doado pelo rei Dom Manuel I, ou a Casa da Misericórdia de 1535. O Centro das Artes Casa das Mudas, numa moderna arquitectura, promove as Artes e Cultura da região, num complexo que alberga espaço expositivo, biblioteca, auditório, lojas, restauração e serviços pedagógicos.
Terra de grande tradição e poderia na produção de cana de açúcar noutros tempos, mantém ainda hoje um dos poucos engenhos de cana-de-açúcar ainda em laboração na Ilha da Madeira: o Engenho da Sociedade de Engenhos da Calheta, que vale a pena conhecer.

Outros grandes valores turísticos e de lazer da Calheta é o seu Porto de Recreio, com espaços verdes, esplanadas, restaurantes, percursos pedonais, quiosques e instalações náuticas, e a Praia de Areia Amarela, trazida de Marrocos e da Figueira da Foz, que contrasta fortemente com as restantes praias de calhau da Ilha.

A região da Calheta é também famosa por outra característica bem Madeirense: o seu típico artesanato, com saberes e técnicas bem antigas, vão-se manufacturando peças em tecelagem, azulejaria, madeira, as muito célebres figuras em palha de bananeira, a cestaria e o muito conceituado bordado da madeira.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Calheta onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Calheta, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma