Quantcast

Funchal

Ilha da Madeira

guia para visitar o concelho

Funchal

A bonita cidade do Funchal, sede de concelho e capital do Arquipélago da Madeira, encontra-se situada na maravilhosa Ilha da Madeira, constituindo o maior pólo turístico, cultural, artístico e político do arquipélago.

Pleno de história, cosmopolitismo, cultura e uma fantástica vida própria, o Funchal tem muito para ver e admirar, começando pelos núcleos históricos das suas freguesias, como os de São Pedro, de Santa Maria ou da Sé, que convidam a agradáveis passeios.

O Arquipélago da Madeira terá sido outrora conhecido por Romanos e Fenícios, conquanto foi já em 1418 que a descoberta oficial do arquipélago teve lugar, primeiro com Porto Santo pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, e no ano seguinte, a Ilha da Madeira com João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo.
O povoamento do Funchal teve inicio em 1424, tendo-se atribuído o topónimo devido à abundância de funcho, uma planta aromática utilizada nas mais diversas áreas.

Serpenteando o acidentado relevo Madeirense, o Funchal encanta com o muito que tem para oferecer, com uma indústria turística de qualidade e em grande escala, mas também monumentos, história, actividades, infra-estruturas para os melhores tempos livres, natureza, e vistas de grande beleza.

Passeando pela cidade encontram-se Monumentos como a Sé Catedral datada de 1514, que apresenta dos tectos mais célebres, feito com a madeira da “Madeira”; Igreja e Mosteiro de Santa Clara datados do século XV; a Igreja de Nossa Senhora do Monte; a Fortaleza de São Lourenço do século XVI; Igreja e Palácio de São Pedro; a Igreja Matriz de Santa Maria Maior do século XVIII; o Palácio da Junta Geral; o edifício da Câmara Municipal, símbolo da arquitectura colonial; o Forte do Ilhéu; a Fortaleza do Pico, entre tantos outros monumentos que se encontram a cada virar da esquina.

O Funchal apresenta também uma forte componente cultural, abrangendo espaços museológicos e culturais como o Museu de Arte Sacra, o Núcleo Museológico Madeira Wine, o Museu Quinta das Cruzes, a Casa Museu Frederico de Freitas, o Museu de História Natural ou o de Fotografia, entre outros de igual interesse.

Local de luxuriante natureza, vale a pena conhecer os fantásticos espaços verdes que o Funchal oferece, dos quais se destacam os Jardins Botânico, o Tropical ou a Quinta do Palheiro Ferreiro. Nada melhor que uma viagem de teleférico para melhor observar a beleza da cidade e sua envolvente, podendo optar pelo teleférico que liga o Monte ao Jardim Botânico ou ao centro da cidade. Uma vez no Monte, uma volta no “carro de cesto” ou “tobogã”, é obrigatória: num terreno bem inclinado, os viajantes sentam-se numa espécie de cestos de vimes com rodas, conduzidos por dois homens, que os empurram velozmente ladeira abaixo, pelo coração da cidade, plenos de emoção e adrenalina.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Explorar Funchal

sugestões para visitar no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

ver mais

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Funchal onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Funchal, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma