Pedrógão Grande

Leiria

guia para visitar o concelho

Pedrogão Grande

Pedrógão Grande é uma vila, sede de concelho, do Centro de Portugal, sobranceira ao fantástico rio Zêzere, rodeada de uma grande beleza natural, como que dividida entre um interior xistoso e árido contrastante com os vales férteis próximos ao rio Zêzere.

A região apresenta vestígios de ocupação humana desde tempos pré-históricos, como se pode constatar no Cabeço da Cotovia, ou nos vestígios do Castro no alto do Monte de Nossa Senhora dos Milagres.
Muito arruinada após as batalhas travadas entre Romanos, Mouros e Cristãos, terá sido povoada pelo Rei D. Afonso Henriques em 1176, oferecendo o território ao seu filho bastardo D. Pedro Afonso, que lhe deu foral em 1206.

Pela boa situação geográfica e facilidade de matéria prima e bons meios de comunicação, pela região têm proliferado diversas indústrias, nomeadamente nas áreas de exploração florestal, têxteis e construção civil.

A vila de Pedrógão Grande caracteriza-se pelas suas ruelas estreitas e pela beleza das construções do século XV situadas na interessante Rua Dourada, e também pela beleza das casas de xisto e granito tão típicas da localidade.
Vale a pena conhecer a bela Igreja Matriz de origens do século XII mas reconstruída no século XVI, com a sua imponente Torre de 25 metros de altura; o Pelourinho de granito; a Igreja da Misericórdia, também em granito, remontando ao ano de 1470; o Convento Dominicano de Nossa Senhora da Luz do século XV; as Capelas de São Sebastião (século XVIII), de São Dionísio, de Nossa Senhora dos Milagres ou a do Calvário onde se realiza durante a Semana Santa um dos grandes festejos da vila, encenando a Crucificação de Jesus Cristo.

O interesse museológico é também grande, com o Museu Pedro Cruz, a Casa Museu Manuel Nunes Correia e o Museu de Arte Sacra de Pedrógão Grande situado na Igreja da Misericórdia.

Pedrógão Grande encontra-se rodeada por uma natureza generosa, que propicia as mais variadas actividades de lazer e turismo, como a fantástica Barragem do Cabril, onde se situa a bonita e histórica Ponte Filipina.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma