8.3

Alpiarça é uma vila Ribatejana, sede de município, situada na margem esquerda do Tejo, contendo vestígios de presença humana desde tempos remotos, com, até, testemunhos da época do Paleolítico Inferior, como na zona da estação arqueológica do Vale do Forno. Muitas outras estações arqueológicas existem na zona de Alpiarça, tais como as do do Alto do Castelo, do Barreiro do Tojal, do Vale da Caqueira, da Quinta do Outeiro, do Vale da Atela, da Barreira da Gouxa e do Vale dos Extremos. Vestígios romanos na zona são bastantes, supondo-se inclusivamente que em Alpiarça passava uma das vias Romanas em direcção a Mérida, tendo-se encontrado vários marcos miliários dedicados ao Imperador Trajano.
Vila agradável, possui como pontos de interesse a Casa Museu dos Patudos, um dos mais importantes Museus Municipais do País, com um admirável acervo artístico, a Igreja Paroquial de Alpiarça, do século XIX, a Praia Fluvial da Aldeia do Patacão, em tempos uma aldeia de pescadores com edificações palafíticas em madeira, a Reserva Natural do Cavalo de Sorraia, e uma série de monumentos comemorativos espalhados um pouco pela vila, destacando-se os Monumentos ao 25 de Abril, a José Relvas e ao Ciclismo.
Orgulhosa terra Ribatejana, tem na Gastronomia um forte legado patrimonial, com uma boa oferta de restauração, evidenciando-se o Carneiro à Moda de Alpiarça e Migas Fervidas, e a grande tradição doceira com doces de ovos, bolos de amêndoa, broas e as conhecidas passas de uva moscatel.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!