6.7

Descoberto nos anos 30, pelo arqueólogo Leonel Trindade, o Castro de Zambujal, no Concelho de Torres Vedras, é um dos principais povoados fortificados da Península Ibérica e um dos maiores do calcolítico, na Europa Ocidental, que terá sido habitado entre o primeiro e terceiro milénio a.C.

O povoado está implantada num planalto, sobre a Ribeira de Pedrulhos, um afluente do rio Sizandro, numa zona que era navegável e facilitava o comércio, que parece estar ligado às indústrias de transformação do sílex, fundição de cobre, tecelagem e produção de cerâmica.

As informações disponíveis permitem ainda pensar que estes povos criavam, gado ovino e caprino, que não tendo uma grande importância na sua alimentação, seriam mais relevantes na produção de leite e na obtenção de lã. Mas a pesca e recolha de moluscos, já parecem ter um lugar importante na alimentação destes povos.

Ao longo dos últimos anos, têm sido realizadas diversas campanhas de escavação, lideradas pelo Instituto Arqueológico Alemão, com equipas formadas por portugueses, belgas, holandeses, espanhóis e alemães.

Museu Leonel Trindade, em Torres Vedras tem uma exposição permanente, sobre o Castro do Zambujal.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!