5.5

Doze Ribeiras é uma pitoresca freguesia rural da zona ocidental da maravilhosa Ilha Terceira, no verdejante Arquipélago dos Açores, situada na aprazível encosta do maciço vulcânico da Serra de Santa Bárbara.

A freguesia desenvolveu-se da décima segunda ribeira a contar da sede do concelho, Angra do Heroísmo, cidade Património da Humanidade, daí o seu topónimo. Doze Ribeiras tem mantido vivas as suas tradições e espírito bucólico e muito rural, mesmo com as catástrofes naturais que tem sofrido, como aconteceu no grande Terramoto de 1980, que destruiu a quase totalidade dos seus edifícios e levou ao abandono da população. Hoje em dia muito do seu património foi reconstruído, mantendo a sua traça rural e bucólica.

Doze Ribeiras foi local de refúgio dos rebeldes aquando da revolta militar liberal em 1828, asilando os desertores do exército liberal e apoiando as suas acções de guerrilha, em conjunto com a vizinha Terra Chã.

Vale a pena conhecer este pacífico e rural local, de onde se têm bonitas vistas sobre a Serra de Santa Bárbara e todo o encanto natural da zona ocidental da Ilha Terceira.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!