8.4

Localizada bem no centro da belíssima vila de Castelo de Vide, a Fonte da Vila é um dos seus monumentos mais emblemáticos.

Classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953 a Fonte demonstra desde tempos antigos o aproveitamento das fantásticas propriedades químicas e minero-medicinais das águas desta região.

A Fonte faria parte da Judiaria, o bairro judeu de Castelo de Vide, um dos exemplos mais importantes e bem preservados da presença judaica em Portugal, que remonta ao século XIII.

A Fonte da Vila terá sido construída no século XVI, durante o reinado de D. João III, provavelmente alterada e remodelada ou mesmo terminada em anos posteriores. A estrutura constituiu o ponto de desenvolvimento urbano radial que está presente nas cinco ruas envolventes, num caminho que ligava o Castelo à Fonte da Vila, que se foi propagando ao longo dos tempos.

A Fonte apresenta uma forma rectangular com cobertura piramidal, sustentada por seis colunas de mármore, com quatro bicas no centro. No centro estão representadas as armas do concelho e as de Portugal.
A envolver e delimitar a Fonte da Vila está um muro, compreendendo também um bebedouro.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!