Parque Megalítico dos Coureleiros

6.3

O Parque Megalítico dos Coureleiros é constituído por cinco Antas relativamente próximas entre si, sendo igualmente conhecido por Necrópole Megalítica de Coureleiros, datando provavelmente dos IV e III milénios a.C..

A Anta 1 encontra-se algo degradada, não obstante ainda são visíveis três dos sete esteios graníticos que comporiam originariamente a câmara sepulcral. Dos vestígios arqueológicos encontrados nesta Anta destacam-se desde contas de colar, material cerâmico, pontas de seta e placas de xisto.

A Anta 2, também conhecida como Anta Grande dos Coureleiros é um dos maiores monumentos megalíticos que se tem conhecimento no concelho de Castelo de Vide. Embora também degradada, são ainda visíveis sete esteios que comporiam primitivamente a câmara sepulcral.

A Anta 3 terá sido edifica da entre o período Neolítico e o Calcolítico, estando hoje em dia já muito destruída, sendo ainda visível parte da mamoa.

A Anta 4 apresenta uma planta poligonal, com cerca de 3 metros de diâmetro e 2 de altura, apresentando dos sete originais, seis esteios, dos quais apenas três se encontram, hoje em dia, inteiros. Esta estrutura tem sido utilizada ao longo dos séculos para variadas funções, mormente agrícolas.

Todas as Antas estão classificadas como Imóveis de Interesse Público desde 1997, à excepção da Anta 2 que se encontra classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!