Lajes
Informação
O topónimo advirá das antigas pedreiras onde era extraída a típica cantaria, que ainda hoje é visível em muitas construções, como nas Ermidas ou nos Poços de aproveitamento da água. Lajes é uma terra de grande tradição agrícola e forte ruralidade, sendo conhecida durante séculos como o celeiro da Ilha, produção que foi desaparecendo, e dando lugar à Base das Lajes, em redor da qual a vila se desenvolveu.
A Base das Lajes é uma infra-estrutura aeronáutica pertencente à Força Aérea Portuguesa, ocupando uma área de cerca de 10km2, criada em 1941 no decorrer da Segunda Guerra Mundial, dado o seu posicionamento estratégico em pleno Oceano Atlântico.
Lajes orgulha-se do seu património construído que é reflexo da sua história ao longo dos séculos, como é visível na Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo datada de 1564, ou na Igreja de Nossa Senhora do Ar, e também nos diversos Chafarizes visíveis por toda a região, demonstrando o melhor aproveitamento dos recursos e a grande feição rural da terra., destacando-se o Chafariz da Caldeira das Lajes, ou o do Cruzeiro das Lajes ou mesmo o das Malícias.
A Caldeira das Lajes é um dos locais de interesse da localidade, conhecido também pela sua actividade vitivinícola, dadas as condições que este tipo de solo e o clima húmido proporcionam.