5.8

Inserido em Coimbra, uma cidade com 2 mil anos de História, junto à Ponte de Santa Clara e á beira do rio Mondego, este local era inevitavelmente, devido à sua localização geográfica, uma ponto de passagem para quem fazia a ligação entre o Norte e o Sul. Aproveitando esta carecterística, este largo, que inicialmente detinha nomes diferentes do actual, tais como, Largo Príncipe Dom Carlos e Largo Miguel Bombarda, passou a ser usado para se cobrarem os impostos sobre as mercadorias que passavam pela cidade. Originando assim o nome de Largo da Portagem usado até então.

Neste Largo podía ser encontrado um Pelourinho, representativo do poder municipal. Neste momento, no Largo é possivel vislumbrar a estátua de Joaquim António de Aguiar responsável pelo decreto-lei que extinguiu as Ordens Religiosas em Portugal, pelo que é popularmente conhecido como Mata Frades, o qual foi ali colocado em 1911.

Já em 1926 “nasceu” o Hotel Astória, seguindo-se o edíficio do Banco de Portugal, arquitecturas estas que também caracterizam Coimbra. 

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!