7.2

Lorvão é uma freguesia pertencente ao concelho de Penacova, na região Centro de Portugal, situada num vale fundo da Serra do Lorvão, repleto de bonita vegetação, bem na margem direita do grande rio Mondego.

O casario serrano vai descendo as encostas deste bonito vale que encerra em si uma longa história, com vestígios de ocupação humana desde a época neolítica, orgulhoso de albergar nos seus domínios um dos mais antigos Mosteiros da Europa: o Mosteiro do Lorvão.
De facto, a história de desenvolvimento medieval e moderno da localidade, está intrinsecamente ligada à importância monástica e conventual deste monumento, separados fisicamente por uma pequena ribeira.

Lorvão tem sabido manter ao longo dos séculos as suas fortes tradições e costumes, na paz de espírito da Serra do Lorvão, abrigada neste vale das intempéries e ventos fortes que se fazem sentir na região. Imagem da localidade são os deliciosos doces conventuais originários do Mosteiro, existindo pastelarias próximas que ainda os comercializam, e também a produção dos “Palitos”, feitos originariamente pelas freiras para decorar os bolos e os doces feitos com os produtos regionais, tendo posteriormente passado a ser produzidos pelas criadas e, assim se divulgaram na população e povoações vizinhas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!