Monumento ao Joaquim Agostinho

9.3

Joaquim Agostinho foi um notável ciclista português, nascido no dia 7 de Abril de 1943 em Brejenjas, freguesia da Silveira, concelho de Torres Vedras.

Joaquim Agostinho começou a praticar ciclismo no Sporting Clube de Portugal, equipa que o descobriu ao treinar perto de Casalinhos de Alfaiata em Torres Vedras, começando a praticar já com 25 anos de idade, mas ainda conseguiu evoluir de tal forma que é usualmente referido como o melhor ciclista português de todos os tempos.

Morreu no dia 10 de Maio de 1984, depois de 10 dias em coma, em consequência de uma queda sofrida numa etapa da Volta ao Algarve.

O Monumento a Joaquim Agostinho, edificado em Torres Vedras, situa-se no topo norte do Parque Verde da Várzea, foi inaugurado no dia 3 de Julho de 1988, quatro anos após a sua morte. A obra é do escultor Soares Branco e do arquitecto Leopoldo S. Branco. A bicicleta tem assinatura de João António, um torneiro das redondezas conhecido por "Coppi".

No jardim da Silveira, a 3 km de Santa Cruz, também foi construído, em 1989, um monumento em homenagem ao atleta. A via principal de acesso ao centro de Santa Cruz, com início na rotunda do Parque de Campismo, foi designada como Avenida Joaquim Agostinho.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!