10.0

A Mouraria é um dos mais tradicionais bairros da cidade de Lisboa. A zona deve o seu nome ao facto de D. Afonso Henriques, depois da conquista de Lisboa, ter confinado uma zona da cidade para os muçulmanos.

Foi neste bairro que permaneceram os mouros após a Reconquista Cristã. Neste e nos bairros circundantes, tiveram origem as primeiras produções de arte mudéjar portuguesa, que viriam a dar alas para o surgimento do Manuelino.

A dolência e a melancolia dos seus cânticos estão na origem do Fado. Foi na Mouraria nasceram vários ícones do Fado, como Maria Severa Onofriana, a primeira fadista portuguesa e expressão máxima do fado à época, Fernando Maurício, o rei do fado da Mouraria, ou mais recentemente a aclamada fadista Mariza.

Depois da abertura ao público do Centro Comercial da Mouraria no Martim Moniz, o bairro tornou-se num local bastante movimentado e acolhedor. Actualmente, a Mouraria é considerado um dos bairros mais seguros e cosmopolitas de Lisboa, e é um ponto de encontro de gentes de diferentes culturas.

O bairro é ao mesmo tempo, um local que mantém as suas antigas tradições populares, como se pode confirmar pela existência de várias casas de fado, bares, tabernas e colectividades culturais e desportivas.

Paralelamente conta com a maior quantidade de estabelecimentos de comércio tradicional de origem chinesa e indiana, entre outros.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!