Museu Scrimshaw - Café Peter

8.3

Inaugurado em 1986, o interessante Museu de Scrimshaw é parte de um dos incontornáveis pontos de referência da Ilha do Faial, e do próprio arquipélago dos Açores: o café Peter Sport.

O café Peter Sport foi fundado em 1908, no seguimento do “Bazar do Fayal”, que comercializava artesanato local, e da posterior Casa dos Açores (ou Azorean House), num novo local, que oferecia também serviços de bar. Foi a visão comercial de Ernesto Lourenço Azevedo e a paixão por desporto de um seu filho, Henrique, aliada à localização estratégica, próxima do importante Porto Marítimo internacional da Horta.
José Azevedo, o Peter, consolidou a fama do café, oferecendo um melhor e dedicado serviço, complementando com a fluência da lingua inglesa, atraindo cada vez mais estrangeiros, neste porto de passagem. O café ganhou fama com os iatistas, que fizeram do Peter paragem obrigatória, levando o seu nome mais além.

O Museu de Scrimshaw é mais um dos projectos ligados ao Café Peter Sport, apresentando uma interessante colecção de dentes de Baleia e Cachalote esculpidos e gravados: a Arte de Scrimshaw. Demonstra assim a importância da actividade Baleeira na Ilha e no Arquipélago, apresentando aqui as mais diversificadas peças manufacturadas pelos Pescadores, que desde o início eram comercializadas aqui na Casa dos Açores.
O Museu alberga ainda livros, cadernos, excertos e recordações dos muitos viajantes que por aqui passaram e deixaram a sua marca, num património de grande interesse a não perder.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!