8.1

Oliveira de Azeméis é uma cidade do Distrito de Aveiro, com cerca de 11 200 habitantes, é sede de um município com uma área de 163 quilómetros quadrados e mais de 70 mil habitantes, distribuídos por 19 freguesias.

 

Este concelho para além das acessibilidades com boas vias rodoviárias, é também servido pela linha-férrea do Vale do Vouga.

 

Oliveira de azeméis foi uma importante povoação durante o domínio romano, e a partir do século VII, foi domínio dos árabes, de onde deriva o seu topónimo, no século X, regressa à posse cristã e é disputada entre o reino de Leão e o Condado Portucalense.

 

Em 1779 foi elevada a vila e criado o concelho, e a sua elevação a cidade verificou-se em 1984.

 

Património

Castelo de Santa Maria da Feira, Casa dos Corte Real ou Casa dos Reis e Vasconcelos, Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis ou Igreja de São Miguel e sua escadaria, Termas S. Jorge, Museu Convento dos Lóios, Castro de Romariz, Museu de Santa Maria de Lamas, Parque Ornitológico Municipal - Zoo de Lourosa.

Geoparque de Arouca, com as pedras parideiras e as Trilobites de Canelas, com mais de 400 milhões de anos.

 

Gastronomia

Pão de Ul, Papas de S. Miguel, Arroz de Ossos de Sua, Formigos Cesarenses, Anho à Moda de Fajões, Cabrito e a Vitela Assados e o Nacão de Porco.

 

Doçaria

Queijadinhas de Cenoura, Zamacóis, Beijinhos de Azeméis e os Caladinhos.

 

Alojamentos

Albergaria Campo, Hotel Dighton, Pensão Anacleto, Residencial La-Salette, Parque de Campismo La-Salette

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!