Descrição

Ouguela é uma agradável povoação pertencente à freguesia de São João Baptista, situada na vasta região Alentejana, no bonito concelho de Campo Maior.

Localizada num monte alcantilado, a cerca de 270 metros de altitude, Ouguela mantém o seu ambiente pacato e medieval desde há largos séculos.
A localidade terá ocupação Humana bem antiga, pensando-se que terá origens num povoado proto-histórico, posteriormente ocupado por Romanos, Visigodos e Mouros. De facto, crê-se que Ouguela seria designada por “Budua” por alturas de domínio Romano do território e por “Niguela” por alturas da ocupação Visigótica.

Outrora uma vila mais desenvolvida, foi perdendo muita da sua importância com o término das guerras e disputas com a vizinha Espanha.

De facto, o Castelo de Ouguela foi um importante instrumento defensivo, nomeadamente durante a Guerra da Restauração, a Guerra de Sucessão de Espanha e a Guerra das Laranjas, sendo por diversas vezes sitiado e atacado pelas forças Espanholas.

A própria localidade de Ouguela divide-se entre o interior e o exterior das muralhas defensivas do Castelo, como é visível na própria Igreja Matriz de Ouguela que está mesmo enquadrada na muralha defensiva da localidade.

Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
vilacampomaioralentejohistoria