8.3

Ouguela é uma agradável povoação pertencente à freguesia de São João Baptista, situada na vasta região Alentejana, no bonito concelho de Campo Maior.

Localizada num monte alcantilado, a cerca de 270 metros de altitude, Ouguela mantém o seu ambiente pacato e medieval desde há largos séculos.
A localidade terá ocupação Humana bem antiga, pensando-se que terá origens num povoado proto-histórico, posteriormente ocupado por Romanos, Visigodos e Mouros. De facto, crê-se que Ouguela seria designada por “Budua” por alturas de domínio Romano do território e por “Niguela” por alturas da ocupação Visigótica.

Outrora uma vila mais desenvolvida, foi perdendo muita da sua importância com o término das guerras e disputas com a vizinha Espanha.

De facto, o Castelo de Ouguela foi um importante instrumento defensivo, nomeadamente durante a Guerra da Restauração, a Guerra de Sucessão de Espanha e a Guerra das Laranjas, sendo por diversas vezes sitiado e atacado pelas forças Espanholas.

A própria localidade de Ouguela divide-se entre o interior e o exterior das muralhas defensivas do Castelo, como é visível na própria Igreja Matriz de Ouguela que está mesmo enquadrada na muralha defensiva da localidade.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!