6.4

O Pico do Arieiro insere-se no Maciço Montanhoso Central, sendo o terceiro ponto mais alto da ilha da Madeira, com uma altitude máxima de 1818 metros, sendo o primeiro o Pico Ruivo a 1861 metros de altitude, e o segundo o Pico das Torres a 1851 metros de altitude.
Do Pico do Arieiro tem-se um panorama privilegiado sobre a “pérola do Atlântico”, sendo o acesso facilitado, uma vez que existe uma estrada, cuja viagem desde o Funchal leva não mais que 30 minutos, ao contrário do Pico Ruivo, apenas acessível por percurso pedestre.
Através da Vereda do Arieiro, acede-se ao Pico Ruivo, através de um percurso de cerca de 7km, de grande beleza, que inclui túneis, alguns declives acentuados e paisagens fabulosas, denotando alterações climáticas conforme a altitude e humidade geral.
A paisagem alberga realidades tão diferentes como a vegetação luxuriante, quase selvagem, da Ilha da Madeira, com panoramas áridos de grandes altitudes, bem como cenários muito humanizados como as localidades que daqui se avistam.

No pico do Arieiro existe uma pousada onde reina a paz de espírito típica de montanha, existe também um café e uma loja de artesanato e produtos locais.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!