7.8

Santana é uma cidade, sede de concelho, situada na verdejante costa norte da bonita Ilha da Madeira, famosa pelas suas tradicionais casas triangulares de duas águas com tecto de colmo e sobre estruturas de madeiras (as palhaças), coloridas com as típicas cores madeirenses de branco, azul e vermelho.

Situada a cerca de 312 metros de altitude, daqui se têm bonitos panoramas sobre a ilha e a costa atlântica, assim como vistas inesquecíveis sobre a Floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO como Património Mundial Natural.
Santana é conhecida por manter as suas tradições vivas e acesas ao longo dos séculos, facto que se deve ao seu isolamento prolongado, uma vez que durante muitos anos, Santana era inacessível por mar e terra. Dona de terrenos férteis, aqui se produziam e produzem muitos dos produtos naturais da ilha, hoje em dia já com muitas culturas intensivas.

Vale a pena conhecer o rico Património da região de Santana, tanto o natural, onde existem antigas e belíssimas levadas que demonstram a importância agrícola destes terrenos no passar dos tempos, e também todo o fulgor natural quase selvagem da Ilha da Madeira; como o arquitectónico, de onde se destacam monumentos como a Capela de Santo António, no lugar de Santo António, do século XVI, a Capela de Santa Ana (século XVII) ou a Igreja Matriz de São Jorge.

Locais como o Pico Cortado, a Achada do Teixeira (a cerca de 1592 metros de altitude), a Cova da Roda ou o Pico Ruivo (a 1862 metros de altitude) demonstram o encanto natural da “pérola do Atlântico”, onde o verde se confunde com a profusão de flores e plantas, na ilha onde é sempre primavera.

Ainda em Santana, fica o moderno Parque Temático da Madeira, dedicado à história, ciência e tradição do fantástico Arquipélago da Madeira, com quatro pavilhões de multimédia.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!