8.2

Seia é uma cidade serrana, sede de concelho, da região Centro do País, conhecida por ser uma das entradas para o magnífico Parque Natural da Serra da Estrela, localizando-se na área do seu município o ponto mais elevado de Portugal Continental: a Torre a 1993 metros de altitude.

Seia apresenta uma bem antiga ocupação humana, pensando-se que poderá ter sido formada há cerca de 2400 pelos Túrdulos, mas muitos outros povos aqui habitaram, como Romanos e Árabes. Foi em 1055 que Fernando Magno a conquistou e terá erguido o Castelo, importante durante os conturbados períodos de combates entre Mouros e Cristãos, e Portugal e Espanha.
Vários autores concordam que a região estava abandonada e deserta no ano de 1132, sendo que o Rei D. Afonso Henriques a mandou reconstruir e povoar.

Seia está rodeada de uma natureza poderosa que maravilha quem a contempla, no alto da célebre Serra da Estrela, tão rica e conhecida pela sua crescente indústria turística, nomeadamente as pistas de esqui aí existentes que proporcionam a prática de desportos de Inverno e estão hoje apoiadas pelas mais variadas infra-estruturas turísticas.

Para além de toda a magia da Serra da Estrela, a cidade de Seia apresenta também um rico património, destacando-se as bonitas Igrejas Matriz e a da Misericórdia do século XVIII , as Capelas do Santo Cristo do Calvário (século XVI), a da Senhora do Espinheiro, a de Nossa Senhora de LaSalete e a de São Pedro, bem como o Pelourinho da cidade e as muitas casas senhoriais presentes na região, símbolos do poderio económico que a agricultura, pastorícia e as tradicionais indústrias de lanifícios vêm originando, como são exemplo o Solar dos Botelhos, o de Santa Rita e o actual edifício dos Paços do Concelho do século XVIII: a Casa das Obras.

Seia é hoje uma cidade desenvolvida, mas orgulhosa das suas ancestrais tradições, encontrando-se os mais diversos pratos típicos de Gastronomia Serrana, peças artesanais feitas com os produtos tradicionais da região, como a cestaria e os lanifícios, e os produtos mais típicos da Serra da Estrela, como o muito apreciado Queijo da Serra, o mel, ou os enchidos de qualidade.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!