8.8

O Souto da Casa é uma típica freguesia Serrana, pertencente ao concelho do Fundão, situada na região Centro do País, bem na encosta Norte da Serra da Gardunha, num local de grande beleza natural, famoso pela produção de Cerejas e Castanhas.

De facto, os naturais de Souto da Casa são orgulhosamente conhecidos por "Filhos da Rama do Castanheiro", tal a influência destas árvores que estão mesmo referidas no topónimo da freguesia (“souto”), que se terá desenvolvido no interior dos enormes e frondosos "Soutos do Alcambar" mandados plantar pelo Rei D. Dinis.
A actual povoação, com foral de 1207, foi antecedida por outras duas, Vila Ribeira d´Alvar e Vila Nova do Ocaia, já desaparecidas.

Souto da Casa orgulha-se do seu rico património, com destaque para a sua Igreja Matriz datada de 1620, com uma imponente Torre Sineira, as Capelas de São Lourenço, Senhor do Bom Parto, Senhor da Saúde, São Sebastião, Santo António, a Ermida da Senhora da Serra e a altaneira Senhora da Gardunha.

A freguesia tem mantido as tradições de antigamente, e muito da sua feição rural que tem atravessado os séculos, preservando o seu legado patrimonial, como se pode observar na Fonte do Meio e na Fonte Funda, e no núcleo museológico que visa preservar e divulgar as artes tradicionais com diversas Casas Museu, entre elas a Casa do Ferreiro, a do Moleiro, a do Sapateiro ou a do Latoeiro.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!