Souto da Casa
Informação
De facto, os naturais de Souto da Casa são orgulhosamente conhecidos por "Filhos da Rama do Castanheiro", tal a influência destas árvores que estão mesmo referidas no topónimo da freguesia (“souto”), que se terá desenvolvido no interior dos enormes e frondosos "Soutos do Alcambar" mandados plantar pelo Rei D. Dinis.
A actual povoação, com foral de 1207, foi antecedida por outras duas, Vila Ribeira d´Alvar e Vila Nova do Ocaia, já desaparecidas.
Souto da Casa orgulha-se do seu rico património, com destaque para a sua Igreja Matriz datada de 1620, com uma imponente Torre Sineira, as Capelas de São Lourenço, Senhor do Bom Parto, Senhor da Saúde, São Sebastião, Santo António, a Ermida da Senhora da Serra e a altaneira Senhora da Gardunha.
A freguesia tem mantido as tradições de antigamente, e muito da sua feição rural que tem atravessado os séculos, preservando o seu legado patrimonial, como se pode observar na Fonte do Meio e na Fonte Funda, e no núcleo museológico que visa preservar e divulgar as artes tradicionais com diversas Casas Museu, entre elas a Casa do Ferreiro, a do Moleiro, a do Sapateiro ou a do Latoeiro.
Ver Mais
Mapa
Avaliação
Já esteve aqui?
Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única