Fundão

Castelo Branco

guia para visitar o concelho

Fundão

Localizada no sopé da Serra da Gardunha, no planalto da Cova da Beira, o Fundão é uma cidade, sede de concelho, a cerca de 500 metros de altitude.
Esta é uma região de terrenos muito férteis, sabiamente explorados ao longo dos séculos, onde grandes produções de fruta são famosas, nomeadamente a Cereja do Fundão.
Local com vestígios de ocupação humana desde remotas épocas, com legados arqueológicos de civilizações castrejas e romanas. Contudo, o maior desenvolvimento dá-se com os refugiados judeus expulsos de Espanha em 1492, e o seu estabelecimento na região da Cova da Beira, onde já existiam minorias judaicas significativas. O influxo de mercadores e artesãos judeus transformaria a cidade num centro importante para o comércio e a industria.
Com a descoberta e exploração das minas de estanho existentes na região, e ao desenvolvimento de uma florescente indústria têxtil, nos séculos XVII e XVIII, dá-se outro grande desenvolvimento no Fundão.
Testemunhos desses tempos áureos são muitas das belas e ricas igrejas e esplêndidos palacetes e casas brasonadas, muitas delas hoje transformadas em unidades de turismo de habitação e ecológico de qualidade.
A Gastronomia desta região beirã é rica, destacando-se a perdiz de escabeche, o cabrito estonado, os biscoitos de azeite, e os vegetais e frutas de grande qualidade, produzidos nesta zona.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Fundão onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Fundão, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma