7.4

A existência de Castelo Novo aparece comprovada desde os primórdios da nacionalidade. O nome Castelo Novo é citado pela primeira vez em 1208 por D. Pedro Guterres num testamento do seu primeiro alcaide.
A aldeia é a porta de entrada da Serra da Gardunha e foi classificada como "Aldeia Histórica", tendo hoje muito turismo ambiental e rural.

Os locais de maior interesse turístico são: o Castelo (que crê-se que foi construído pelos Templários no século XIII), a Casa Paroquial (princípio do século), a Igreja Matriz (estilo pombalino 1732) e o Chafariz Fundeiro (do tempo de D. Dinis).
Na vertente da serra, a poente (Castelo Novo) houve em tempos um castelo velho do qual só restam alguns vestígios. Pensa-se que aí existiu uma pequena povoação que tinha o nome de Alpreada que se transferiu para o actual local de Castelo Novo devido a uma invasão de formigas, dando origem à "Lenda das Formigas".

Em plena alma da Serra da Gardunha, numa paisagem em anfiteatro natural, em tons de verde e cinza, aquecida pelo sol, descobrimos Castelo Novo, Aldeia Histórica de Portugal, envolta numa aura de misticismo e transcendência.
Aqui sentimos algo de fascinante, que nos envolve e harmoniza. Tudo nos inspira, tudo nos cativa…. Desde os sons das águas que brotam das fontes, ao granito perpetuado que ergue a aldeia e talha o casario, os templos, as calçadas, as praças…
Caminhar por Castelo Novo é provar contrastes de cores, sabores e texturas e quando achamos que já descobrimos tudo surge no alto, o imponente castelo que guarda há mais de 800 anos história e segredos. Uma herança templária defendida por corajosas muralhas.

Castelo Novo desperta-nos os sentidos: os cheiros da terra e das lareiras acesas no inverno, as levadas da água nascente que nos acompanham e os sabores tão nossos: as castanhas, as cerejas, o azeite, o pão, o queijo e o vinho.   
Desvendemos as memórias das suas gentes que guardam saberes ancestrais, onde o vento ainda nos sussurra lendas, contos e cantigas.
Castelo Novo é uma mistura de experiências e emoções que nos enriquece. Um tesouro que permanece intacto à espera de ser vivido.

Posto de Turismo de Castelo Novo
 Largo do Adro - 6230-160 Castelo Novo
 

Telef – 275 561 501 | 961 445 339 | castelonovo@fundaoturismo.pt

Horário de Funcionamento:

Verão: Segunda-feira a Domingo: 9h30-12h30 | 14h00 – 18h00

Inverno: Segunda-feira a Domingo: 9h00-12h30 | 14h00 – 17h30

Encerra: 25 de dezembro e 1 de janeiro

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!