Boticas
Esta é uma região de povoamento humano bastante remoto, sendo vários os vestígios que comprovam a sua antiguidade, como o Castro do Lesenho (considerado o Castro Lusitano mais importante do País), ou o da Gorda, em Ardãos.
Esta pacata vila rural de magníficos cenários bucólicos preza a sua tradição e encara-a como ponto importante do seu estimado Património, como é o caso da Estância Termal de Carvalhelhos, também conhecida por Caldas Santas de Carvalhelhos, de águas bicarbonatadas, sódicas e fluoretadas, recomendadas para o tratamento de doenças de pele e do aparelho circulatório e digestivo.
Vale a pena conhecer a Igreja Paroquial do século XIX, e o impressionante “Guerreiro Calaico ou Castrejo”, um monólito antropomórfico esculpido, um dos quatro encontrados no Castro de Lesenho.
Boticas é célebre pela Gastronomia, nomeadamente pela carne de vitela “barrosã“, mas também pelo afamado “vinho dos mortos“, que conseguiu este designação desde tempos das invasões Francesas. Diz-se que em 1809 a população, assustada com a destruição e saque que as tropas napoleónicas vinham deixando, decidiu enterrar alguns dos seus bens, entre eles o vinho tão apreciado. Após a retirada do inimigo, o povo descobriu que o vinho enterrado tinha um sabor ainda melhor, e ainda hoje se enterra as garrafas por um ou dois anos.
Os diversos cursos de água presentes na região reúnem cenários idílicos e boas condições para a prática das mais variadas actividades de lazer, de desporto e turísticas.
Locais que pode visitar
pontos de interesse no concelho
Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única
Outros Concelhos
- Alijó
- Boticas
- Chaves
- Mesão Frio
- Mondim de Basto
- Montalegre
- Murça
- Peso da Régua
- Ribeira de Pena
- Sabrosa
- Santa Marta de Penaguião
- Valpaços
- Vila Pouca de Aguiar
- Vila Real
Regiões de Portugal
Já pensou onde quer ir na próxima viagem?
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!