Fronteira

Portalegre

guia para visitar o concelho

Fronteira

Localizada na margem esquerda da ribeira de Avis, a norte da cidade de Estremoz e a sudoeste da cidade de Portalegre, a vila de Fronteira, sede de município, é uma bonita localidade tipicamente Alentejana.

Os vestígios de ocupação humana na área correspondente ao actual município de Fronteira remontam a tempos bem antigos, desde há mais de 10 mil anos, com diversos monumentos megalíticos, entre eles cerca de 30 antas e os dólmenes da Necrópole Megalítica da Herdade Grande ou as rochas gravadas da Herdade dos Pintos.
Segundo a tradição, a vila de Fronteira terá sido primitivamente edificada no outeiro denominado "da vila velha", onde é tradição ter existido uma atalaia nos tempos dos romanos.
A fundação da Vila de Fronteira é atribuída ao Rei D. Dinis que aqui construiu o Castelo, do qual restam hoje em dia algumas ruínas.
Bem próximo de Fronteira, ainda no concelho, está situado o lugar de Atoleiros, onde, em 1384, as forças castelhanas foram derrotadas pelo exército comandado por D. Nuno Álvares Pereira, num dos episódios decisivos para a manutenção da independência portuguesa durante a chamada crise de 1383-85.

Na Vila de Fronteira existem vários monumentos dignos de registo como a bonita igreja Matriz de 1594, ou as Igrejas do Espírito Santo (datada de 1573) e do Senhor dos Mártires (século XVIII), a Capela de Nossa Senhora da Vila Velha, o bonito edifício dos Paços do Concelho, o pelourinho ou mesmo a agradável estação de caminhos de ferro com bonitos painéis de azulejos com cenas da vida rural.
Em Fronteira encontram-se também, por entre o casario branco de coloridas faixas, moradias senhoriais do século XVIII, mostrando as riquezas agrícolas da região.

A natureza circundante é generosa, possibilitando bonitas paisagens, como na Praia Fluvial da Ribeira Grande, oferecendo variadas actividades desportivas e de lazer a todos os visitantes.

Terra bem Alentejana tem no seu artesanato um grande motivo de orgulho, executando técnicas já ancestrais, com trabalhos em cortiça, tecelagem e bordados, chifre, e a colorida pintura e decoração alentejana em madeira e cerâmica.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Fronteira, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma