8.6

Torres Novas é uma bonita cidade Portuguesa do Distrito de Santarém, sede de concelho, situada bem na região Centro do País, é atravessada pelo agradável Rio Almonda, e emoldurada pelo fantástico Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Toda a região envolvente é de grande beleza natural, oscilando entre terras agrícolas com uma crescente industrialização que os bons meios de comunicação têm permitido nas últimas décadas, existindo contudo muitas pequenas e rurais aldeias pelas redondezas.

As origens de Torres Novas são bem remotas, existindo inúmeros achados arqueológicos testemunhado a existência de indústrias líticas (paleolíticas e neolíticas) implantadas na região em tempos tão antigos.
A fundação da povoação de Torres Novas é atribuída aos Celtas, no ano de 308 a.C. Onde hoje está o Castelo, é muito provável que tenha existido qualquer fortificação Romana, a julgar pela abundância de vestígios nas imediações, até pelo grande achado patrimonial das Ruínas Romanas Villa Cardílio.
A povoação foi várias vezes saqueada pelos árabes e pelos cristãos, tendo em 1148, o rei D. Afonso Henriques conquistado definitivamente Torres Novas aos Árabes, embora tempos conturbados tenham ainda existido.

Com tão rica história, esta cidade apresenta um vasto e interessante Património, não só no seu centro histórico, como em toda a sua envolvente, destacando-se o seu altaneiro Castelo, as Igrejas de São Salvador, de origens do século XIII, a do Carmo do século XVI, a de Santiago, a de São Pedro (século XIV), a da Misericórdia (século XVI), a Capela de Santo António (é o que resta de um antigo Convento), a Ermida de Nossa Senhora do Vale de fundação bem antiga, dizendo-se mesmo que data do período de ocupação Visigoda da região.

A cidade apresenta agradáveis espaços verdes e de lazer, como é o caso do Parque da Liberdade e dos Jardins do Castelo, das Rosas e o Jardim Maria Lamas.

O interesse museológico é também elevado, destacando-se o Museu Municipal Carlos Reis, grande pintor local, dedicado à história da região, arqueologia e arte sacra, e também o Museu Etnográfico da Região de Torres Novas, dedicado à etnologia e à arqueologia industrial.

Anualmente em Julho, as Festas da Cidade e em Outubro, a Feira dos Frutos Secos, reúnem um grande número de locais e visitantes, orgulhosos do património rico da região.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!