Quantcast

Montijo

Setúbal

Guía para visitar

Montijo

Montijo é uma cidade sede de concelho, situada na região de Lisboa, sub-região da Península de Setúbal, contando com duas partes bem diferenciadas no seu município: a zona do estuário, populosa e ligada ao rio Tejo, e a zona da Charneca, mais rural e afastada do litoral.
A cidade do Montijo é fortemente marcada pelo Rio. No século XVI a localidade teve um grande desenvolvimento, muito marcante, devido à vinda de trabalhadores oriundos de diversas regiões do País, para participar nas obras que visavam tornar o rio navegável, contrariando a sua tendência de assoreamento. Esta obra marcou definitivamente a povoação e possibilitou a diversificação da economia local, que até então dependia exclusivamente da actividade piscatória.
Desde essa época, o Montijo foi um local de passagem obrigatório de todos aqueles que, até ao século XIX, de Lisboa viajavam para o Alentejo ou vice-versa. Assim, pelo Montijo circularam ao longo dos séculos importantes viajantes que contribuíram para o desenvolvimento da vila e a tornaram pólo de uma grande dimensão comercial.
Hoje em dia, o Montijo continua a sofrer um forte desenvolvimento residencial e urbano, devido sobretudo à inauguração, em 1998, da ponte Vasco da Gama, ligando o Montijo à outra margem do rio Tejo, a Lisboa.
Do Património mais relevante do Montijo, destaca-se a sua bonita Igreja Matriz do Espírito Santo, século XV, mas bastante alterada em inícios do século XVII. Perto, a Igreja do Samouco, séculos XVII e XVIII, é outro motivo de orgulho local.
A poucos quilómetros da sede do concelho, a Igreja de Nossa Senhora da Atalaia, na povoação com o mesmo nome, é local de devoção popular pelo menos desde o século XV.
Como quase todas as localidades do Ribatejo, o Montijo tem grandes tradições de festa brava, sendo as touradas e as largadas de touros imprescindíveis nas Festas mais características da cidade, como as Festas de São Pedro que se realizam anualmente no final de Junho.
Com uma rica gastronomia Ribatejana e uma boa oferta de restaurantes e tasquinhas típicas, encontram-se na região os mais diferentes pratos, como entrecosto e couratos na brasa, torresmos, língua fumada de coentrada, ensopado de enguias e a célebre caldeirada à pescador, com a sua rica variedade de peixe fresco.


Reservas
¡El alojamiento que buscas está aquí!

Lugares que puedes visitar

puntos de interés en el municipio

Agenda y Ocio

Algunas sugerencias para tu ocio

Dónde Comer

Tenemos varias sugerencias en el municipio de Montijo donde podrás tener una experiencia gastronómica

ver más

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Otros municipios

Regiones de Portugal

Has pensado en tu próximo viaje?

Encuentra aquí tu próximo hotel de sueño

Ciudad Online

Escolha o Idioma