Aguiar da Beira

Guarda

guia para visitar o concelho

Aguiar da Beira

Aguiar da Beira é uma lindíssima vila rural, sede de concelho, da região Centro do País, situada numa zona de grande beleza natural, a cerca de 781 metros de altitude.

A região tem sido ocupada pelo homem desde tempos pré-históricos, possuindo um importante legado patrimonial, destacando-se o Dólmen de Carapito do Período Neolítico, os sarcófagos e as sepulturas antropomórficas da região, os castros, aglomerados do Calcolítico, como o da Gralheira, o Castro das Abelhas, entre outros.
Pensa-se que castelo medieval de Aguiar foi construído sobre um castro pré-existente, ocupado por Mouros, tendo a povoação de Aguiar da Beira formado a partir desse castro e que ao longo dos tempos foi descendo para uma zona mais baixa.
Aguiar da Beira orgulha-se do seu interessante património, como é o caso do que resta do seu Castelo, muralha e da românica capela adjacente, da Igreja Matriz de São Pedro, da qual restam apenas ruínas, e das actuais Igrejas Paroquial de Santo Eusébio e a da Misericórdia (século XVIII), bem como de outros monumentos como a românica Fonte Ameada, a Torre de Relógio do século XV ou o Pelourinho Manuelino.

Bem próximas situam-se as Termas da Cavaca, na freguesia da Cortiçada, num lugar onde reina a paz de espírito, famoso pelas propriedades terapêuticas destas águas.

Aguiar da Beira é também famosa pela fertilidade do seu solo, cultivado desde remotos tempos, e produtor de célebre fruta e vegetais, destacando-se a maçã, batata e a castanha.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Aguiar da Beira, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma