Almeirim

Santarém

guia para visitar o concelho

Almeirim

Sede de Concelho, Almeirim é uma cidade Ribatejana com uma história rica e município de grande herança agrícola.
A ocupação humana nesta região remonta a épocas bem remotas, existindo diversos vestígios de ocupação pré-histórica, para o que muito auxiliou para á fixação de populações a riqueza consagrada pelo Rio Tejo.
Almeirim foi outrora um dos locais preferidos pelos reis da dinastia de Avis, devido à abundância de caça. Hoje em dia restam as muitas casas senhoriais e pequenos palacetes, testemunhos patrimoniais da riqueza de outros tempos.
De facto, Almeirim oferece uma riqueza patrimonial bem interessante, como é o caso da Igreja Paroquial de S. João Baptista, dos Palácios da Quinta da Alorna e do Casal Branco (famoso por ter sido palco de divertimentos tauromáquicos do Rei D. Miguel), da Quinta de Santa Marta, ou Pórtico de Paço dos Negros, na Raposa, onde se encontra o que restou do Paço refeito por D. Manuel I, no século XVI.
Uma visita a Almeirim prima igualmente por um passeio nos seus parques e jardins, como o agradável Jardim da República, e , claro, a Praça de Toiros, registo tão importante e tradicional do Ribatejo.
Mas falar de Almeirim é referir a sua gastronomia e a incontornável Sopa da Pedra, nome que deriva de uma famosa lenda. Diz-se então que um monge pediu a um avarento agricultor algo com que pudesse fazer uma sopa. Não tendo obtido uma resposta afirmativa, o frade afirmou que apenas lhe bastaria uma panela para ferver água para conseguir fazer um iguaria sem igual. Colocou na panela uma pedra, e ao provar a “sopa” sorriu. Tal gesto deixou o agricultor desconfiado, e ao querer prová-la foi advertido que ficaria muito melhor se tivesse um pouco de chouriço ou toucinho. A lista foi aumentando aos poucos, e calmamente o frade foi pedindo outros ingredientes, como couves, batatas, feijão, cenoura… Ficou uma excelente sopa, o repasto foi feito em conjunto e, ao partir, o monge levou a sua pedra, para estar pronta para a próxima sopa.
Mas em Almeirim também os vinhos são de qualidade, sendo uma região tambem famosa pela produção de enchidos e melão.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Almeirim onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma