Penafiel

Penafiel é uma bonita cidade do norte de Portugal, sede de concelho, onde abundam fantásticas paisagens e um rico património, conjugados com uma tradição ancestral .

Outrora conhecida como São Martinho de Moázeres e como Arrifana de Sousa, Penafiel é uma cidade antiga, tendo sido comenda da Ordem de Cristo que auxiliou algum do seu desenvolvimento na época medieval.
Ainda hoje toda a região de Penafiel mantém um aspecto graciosamente rural, pese embora todo o desenvolvimento industrial e progresso que a região tem manifestado.

A arquitectura tradicional elaborada com os materiais da região, granito e xisto, foi em muitos locais devidamente conservada.

Penafiel orgulha-se do seu rico património, albergando importantes Monumentos, tais como a renascentista Igreja Matriz, ou Igreja de São Martinho, que acolhe a capela-mor gótica da anterior Igreja consagrada ao Espírito Santo, onde em 1540 foi estabelecida a confraria do Santíssimo Sacramento.
Muitos outros monumentos são dignos de registo, como o altaneiro Santuário de Nossa Senhora da Piedade ou do Sameiro, a Igreja da Misericórdia de Penafiel, a Igreja da Ajuda, o Pelourinho, as Capelas de Santa Luzia, Nossa Senhora da Guia, São Roque, São Cristóvão ou do Senhor dos Passos, entre outros pontos de interesse tais como o Museu Municipal de Penafiel instalado no belo Palácio dos Pereira do Lago e dedicado à história, arqueologia e etnografia da região.

Pela região encontram-se diversos Palacetes e Casas Senhoriais, bem como belas Quintas, que espelham o poder económico que Penafiel tem conseguido ao longo dos séculos, como são exemplo os Palácios do Barão do Calvário ou as Casas da Aveleda.

Reservas com as melhores tarifas
N 41º 12' 24,62'' , W 8º 17' 0,21''

Entre gratuitamente no oGuia

Acesso a conteúdos exclusivos, opiniões, partilhar eventos, fotos, criação de guias....

Comentários