Quantcast

Tondela

Viseu

Guía para visitar

Tondela

Tondela é uma bonita cidade, sede de concelho, localizada na fantástica região de Dão-Lafões, envolvida pelas belas paisagens da Serra do Caramulo.

Esta é uma região que mantém as suas fortes tradições, marcadamente rurais, onde a agricultura ainda marca a vida das gentes, sobretudo devido à rica actividade vitivinícola, no coração da fantástica Região Demarcada do Vinho do Dão.

Esta será uma povoação muito antiga, com diversos vestígios de ocupação humana desde tempos pré-históricos, interessantes monumentos megalíticos, pinturas rupestres, castros e muitos legados arqueológicos. Testemunhos históricos como o Menir de Caparrosa, as pinturas de São Miguel do Outeiro, de Molelos e de Molelinhos, o castro de Nandufe ou o Dólmen da Lageosa constituem um património de grande interesse da região de Tondela.

A cidade apresenta, também, um diversificado património histórico e arquitectónico, onde primam as várias casas senhoriais e solares que denotam a importância agrícola na economia da região, como o de Santa Ana, bem como bonitos monumentos como a bela Igreja Matriz do século XIX, a Igreja do Carmo, com origens no século XVII, o mítico Pelourinho de Tondela, situado frente ao edifício dos Paços do Concelho, que prima pelos belos painéis de azulejos, ou mesmo a emblemática Fonte da Sereia, do século XVIII, que simboliza a Lenda de Tondela.

Terra de fortes tradições, é conhecida pela boa Cozinha, com fartas delícias gastronómicas, mas também pelo seu artesanato, com artigos em tanoaria, linho, cestaria e o famoso barro negro.


A Lenda de Tondela
Diz-se que em tempos idos e conturbados, de vários ataques de povos inimigos, existiu a Maria da Fonte, que vigiava as paisagens circundantes para a protecção da povoação. Quando avistava tropas inimigas, fazia soar uma trombeta, reunindo os populares em protecção da localidade, que vinham apressadamente “ao tom dela”.
Ainda hoje a lenda se conta, constando mesmo nas armas da cidade uma mulher a tocar trombeta, com a legenda “ao tom dela”.


Reservas
¡El alojamiento que buscas está aquí!

Lugares que puedes visitar

puntos de interés en el municipio

Agenda y Ocio

Algunas sugerencias para tu ocio

Dónde Comer

Tenemos varias sugerencias en el municipio de Tondela donde podrás tener una experiencia gastronómica

ver más

Dónde Dormir

Después de caminar por lugares fantásticos en Tondela, nada mejor que un merecido descanso ...

ver más

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Otros municipios

Regiones de Portugal

Has pensado en tu próximo viaje?

Encuentra aquí tu próximo hotel de sueño

Ciudad Online

Escolha o Idioma