Sernancelhe

Viseu

Guía para visitar

Sernancelhe

Sernancelhe é uma bonita vila da região Norte do País, sede de concelho, na margem direita do Rio Távora, numa região montanhosa, senhora de paisagens idílicas e de uma arquitectura rural e medieval granítica de grande beleza e valor, conhecida pela sua feição agrícola e pela produção de castanhas.

Sernancelhe conta com uma antiga ocupação humana, existindo alguns vestígios de ocupação pré-histórica, tendo sido local escolhido por Romanos e Árabes, reconquistada pelos Cristãos no século XI.

Por toda a região encontram-se casas senhoriais e apalaçadas, como o barroco Solar dos Carvalhos, a Casa do Paço ou Casa da Loba, a Casa dos Condes da Lapa e Barões de Moçâmedes ou a Casa da Comenda da Malta, denotando a importância agrícola e comercial da área, que produz afamados vinhos, castanhas e batatas.

Em Sernancelhe destaca-se a Românica Igreja Matriz do século XII, o mais significativo monumento da vila, o bonito Pelourinho de 1554 e o que resta do Castelo de origens bem antigas e reconstruído pela Ordem de Malta, que marcou a história da região.

Nos arredores merecem destaque os lugares de Vila da Ponte, Macieira, Sarzeda, Fonte da Arcada e Lapa com o seu afamado Santuário localizado em plena Serra, onde tem lugar uma das maiores romarias do País.

O artesanato da região é conhecido pelos bonitos trabalhos em granito e latoaria, sendo igualmente Sernancelhe famosa pela boa mesa, com destaque para o salpicão e chouriça, presunto, bola de carne e a típica sopa de castanha.
Reservas
¡El alojamiento que buscas está aquí!

Lugares que puedes visitar

puntos de interés en el municipio

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Otros municipios

Regiones de Portugal

Has pensado en tu próximo viaje?

Encuentra aquí tu próximo hotel de sueño

Ciudad Online

Escolha o Idioma